Neste dia não houve relato dos professores cursistas, em razão do recesso prolongado, mesmo assim, decidimos estudar as unidades 19 e 20 do TP5 e aplicar as atividades na volta às aulas.
Iniciamos discutindo a importância dos elos de ligação de um texto, a coesão e a coerência. Muitas vezes, os alunos não “costuram” o texto, deixando-o sem compreensão. Lemos e analisamos as unidades 19 e 20. A textualidade é constituída a partir de relações de coerência textual e de mecanismos lingüísticos de coesão.
A coerência pode ser definida como um princípio de interpretabilidade decorrente da capacidade do texto de agir como unidade, remetendo a um sentido global. A coesão é o conjunto de interligações que os elementos lingüísticos de um texto apresentam de modo a construir um mundo textual coerente.
Pode-se dizer, por isso, que a coerência estabelece a harmonia do texto com o mundo exterior; a coesão é uma construção harmoniosa entre as relações de sentido internas ao texto.
Um texto, para produzir sentidos, deve fornecer informações adequadas para que o leitor/ouvinte seja capaz de construir uma representação coerente do mundo textual, ativando conhecimentos prévios ou chegando a algumas conclusões a respeito do conjunto de informações lingüisticamente organizadas.
O reconhecimento de que tipo de relações lógicas tais informações estabelecem depende do reconhecimento de como as marcas, ou pistas, sobre essas relações estão organizadas no texto.
Realizamos a atividade do texto “Uma história sem pé nem cabeça!” ,fragmentado em fichas e foi solicitado aos grupos que o reorganizasse atentando para a seqüência temporal do texto.
Houve muita descontração durante esta atividade, pois os professores discutiam a ordem do texto uns com os outros e esperavam ansiosos a “resposta” da ordem correta.
Como encerramento desta oficina, lemos e refletimos o texto “Os Dois Sapos”, do Material de Apoio. Os cursistas acharam interessante aplicá-lo na volta às aulas para os alunos e nas reuniões pedagógicas
Combinamos a próxima oficina para o dia 03 de setembro, a fim de dar tempo para a aplicação das atividades e textos em sala de aula.